Eficiência no Tratamento das Arestas – Caso de Estudo Nortech, Noruega

A DM1100 Z2C é uma máquina para remoção de rebarba e arredondamento de arestas de dupla face desenvolvida para produções exigentes, mas também com a flexibilidade em mente.

Em 2017, Nortech na Noruega investiu nesta solução para a remoção de rebarba nas suas placas de aço. Hoje, nós revisitamos esta empresa para saber mais sobre a sua experiência com a nossa máquina.

SOBRE A SOLUÇÃO

Flexibilidade e produtividade são as duas palavras que melhor descrevem a DM1100 Z2C.

A DM1100 Z2C remove rebarba e arredonda as arestas tanto dos contornos interiores e exteriores das peças de inox, aço e alumínio.

Esta máquina versátil inclui uma estação superior de remoção de rebarba com um rolo de contacto potente (18.5kW) e de tamanho considerável (Ø240mm), o que a torna ideal para uma vasta gama de peças de metal cortadas por uma grande variedade de processos: desde chapas de metal finas cortadas por laser até chapas espessas trabalhadas por oxicorte e plasma.

REMOÇÃO DE REBARBA E ARREDONDAMENTO DE ARESTAS DE DUPLA FACE

OPERAÇÃO DE UMA FACE EM PEQUENAS PEÇAS DESDE 50X50MM

Graças ao seu sistema de cross-belts duplos, com uma estação superior e uma inferior, esta máquina consegue trabalhar ambos os lados da peça. No âmbito desta operação de dupla face, a DM1100 Z2C consegue quebrar as arestas de peças com um comprimento mínimo de 150mm, sendo também capaz de trabalhar peças até 1100mm de largura e 120mm de espessura. Tudo isto é feito numa única passagem, o que permite ao operador poupar tempo quando trabalha com componentes pesados. A necessidade de manusear peças pesadas, pegando nelas, virando-as e processando-as uma segunda vez, é completamente eliminada, o que contribui também para evitar acidentes.

Para mais, a DM1100 Z2C foi também concebida para trabalhar peças de dimensões tão reduzidas como 50x50mm, num processo de uma só face. Basta pressionar um botão para que os rolos que normalmente transportariam peças mais compridas para a segunda estação de cross-belts baixem e dêem lugar a uma rampa, cuja função é transportar as peças pequenas para um compartimento onde estas serão armazenadas. Desta forma, as peças pequenas passam simplesmente pela estação de remoção de rebarba e pela estação de cross-belts superior, evitando a estação inferior. As peças pequenas ficam guardadas no compartimento dedicado até o operador decidir voltar a pegar nelas e mudá-las de sítio.

Como opção, um Sistema de Retorno de Peças pode ser ligado à máquina, substituindo o compartimento de armazenamento, com o objetivo de trazer as peças de volta ao operador de forma automatizada para que estas possam voltar a ser processadas. Basta virá-las e passá-las de novo pela máquina para arredondar as arestas na face oposta.

Este processo único de uma só face, especialmente quando combinado com o Sistema de Retorno de Peças Pequenas para maior automação, não só contribui para aumentar significativamente a versatilidade da máquina, mas também para eliminar por completo a necessidade de investir numa segunda máquina só para processar peças mais pequenas.

Este sofisticado equipamento é a solução ideal para quem estiver à procura de uma máquina de remoção de rebarba e arredondamento de arestas de dupla face que permita obter uma superfície perfeitamente limpa e arestas suaves. Os resultados são excelentes, quer se trate de operações de natureza mais contínua ao longo de vários turnos ou de situações de uso mais ocasional.

Graças ao seu sistema de 3 telas, a DM1100 Z2C consegue obter resultados consistentes numa operação estável, aplicando a mesma pressão em ambos os lados da peça. Além disso, as 3 telas são feitas de borracha de alta aderência, o que permite assegurar que a peça não sai do sítio. E visto que a firme aderência das peças de metal à tela de transporte é um aspeto fundamental de qualquer processo de remoção de rebarba e arredondamento de arestas, foi incluído também um sistema de escova que está continuamente a remover o pó da tela. O pó fica armazenado numa gaveta.

Fundada em 1995, a Nortech é um fornecedor completo para as indústrias da construção e do petróleo. Esta empresa norueguesa completou a certificação CE de acordo com o 1090-1, a classe de execução EXC3 e a classe de soldadura ISO 3834-2. Com uma capacidade anual de 7000 toneladas, esta empresa consegue gerir tanto projetos grandes como pequenos, comercializando principalmente vigas HSQ, mas produzindo também uma variedade de colunas e vigas treliçadas. A Nortech especializou-se particularmente em aço de alta resistência. Fornecendo serviços de corte a gás e jato de água, com uma capacidade de produzir muito com prazos curtos, esta empresa valoriza qualidade, eficiência e produtividade acima de tudo. De facto, foi precisamente com estes requisitos que vieram procurar uma solução nossa, em 2017, para remoção de rebarba e arredondamento de arestas. A NS respondeu ao desafio com a DM1100 Z2C.

Como processo de preparação para soldadura ou como processo de acabamento para entrega direta ao cliente final, a Nortech costumava trabalhar as suas placas metálicas com processos manuais ineficientes, usando nomeadamente rebarbadoras e outras ferramentas manuais. Por forma a melhorar este processo, a empresa optou por uma solução de remoção de rebarba e arredondamento de arestas de dupla face, aumentando assim a eficiência e a produtividade, bem como a qualidade, praticamente de um dia para o outro.

“A nossa empresa consegue atualmente poupar cerca de 1200
1500 horas por ano ao utilizar a DM1100 Z2C.”

como indicado pelo Diretor da Nortech, Sr. Pål Leversby

Ao mesmo tempo, conseguem também obter uma melhor qualidade de superfície em geral. A satisfação dos seus clientes aumentou a olhos vistos, a montagem tornou-se mais rápida e a soldadura também melhorou graças ao quão limpas as peças ficam após serem processadas pela DM1100 Z2C.

Em suma, a máquina correspondeu às expectativas, desde o início e de forma consistente. Nas palavras do Sr. Leversby, “Estamos muito agradados com a máquina e com o seu desempenho. Suponho que simplesmente decidi o que precisávamos e consegui que vocês o concretizassem.”

A experiência da Nortech com a DM1100 Z2C da NS Máquinas comprovou o quão fiável e produtivo um equipamento de remoção de rebarba consegue realmente ser. O desafio de combinar estas qualidades com flexibilidade, tanto em termos dos tamanhos dos componentes e dos processos de corte térmico, é decididamente uma enorme contribuição não só para os fornecedores de chapa espessa para a indústria da construção, mas também para os fornecedores de serviços de corte de laser.

[KGVID]/wp-content/uploads/2017/11/DM1100-Z2C-NET.mp4[/KGVID]

     

    Enviar ficheiro (.pdf, .jpg até 10MB)           


    Share this post


      Контакты